Sugestões muito práticas para escolher cortinas






Que cortinas nos protegem da luz e nos dão privacidade, todos já sabem. Mas anotamos algumas dicas bem práticas para a hora de escolher e instalar as cortinas da sua casa:

:: Além de apresentar bom caimento, os tecidos 100% naturais apresentam excelente variedade de espessuras e transparências, mas podem encolher: por isso, prefira os pré-encolhidos ou então use os sintéticos - como poliéster e viscose, que ainda têm a vantagem de poder ser lavados em casa.

:: Forro não é essencial em todos os casos mas janelas com face para o norte o exigem pois há muita luminosidade. Opte, então, pelos tecidos mais resistentes, como tergal verão, algodão e gabardine.

:: Na hora da compra, nunca é demais consultar detalhes pragmáticos. Seja chata. Pergunte sobre durabilidade do tecido, se desbota, se pode ser lavado, se encolhe, etc.

:: Para fazer o cálculo das medidas corretas, meça a largura da janela e some mais 20 ou 40 cm. Depois, multiplique esse número por dois, caso o tecido seja encorpado, ou por três, se for fino. Em seguida, defina a altura da cortina e some a esta medida de 30 a 50 cm para barra e cabeçote. Para obter a metragem de um tecido de modelo simples, multiplique a altura total pelo número de panos.

:: Para acertar nas proporções, verifique a distância entre a esquadria e o pé-direito. Se for menor do que 30 cm, faça a cortina até o teto e, se sobrar menos de 30 cm até o piso, opte pelo modelo longo.

:: E atenção para colocação correta do avesso para garantir um bom caimento. O cabeçote deve ter uns 10 cm. Faça uma dobra de 2 cm para o acabamento, sendo que a bainha requer acabamento de 1 cm e dobra de 4 cm. Já a barra ideal deve ter 20 cm.

:: Quanto a opções de fixação, o trilho, preso rente ao teto, é o sistema ideal de vedação para blecautes.

:: Persianas também são ótimas opções. São práticas, bonitas, fáceis de conservar e dão um ar de modernidade, além de apresentar várias padronagens, cores e texturas.

:: Mais modernamente, também se usa película nos vidros, como nos automóveis, sobretudo em sacadas e áreas de serviço. O sistema veda muito bem a luminosidade, é fácil de limpar e o custo sai mais em conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Série Temática Edição Absoluta/Casa. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.