Os tipos de energia que envolvem a casa







Segundo o conhecimento oriental, chama-se “Chi” a energia ou força vital. É a energia primária que une todas as coisas; a fonte a partir da qual todos os seres do universo são criados, e para a qual um dia voltam. O chi é dinâmico e circula pelos diferentes espaços, afetando nossa vida. No Feng Shui há três tipos de chi: chi celestial, chi terrestre e chi vital.

Chi celestial

É a energia cósmica, que dá origem à astrologia. Esta, por sua vez, nos dá um destino, que constitui um terço da nossa vida e que não podemos modificar. Esse chi celestial tem a ver com tudo que não pode ser controlado pelo homem, como o clima, a luz solar, entre outros fenômenos naturais.

Chi terrestre

É a energia que se origina das formas do ambiente em que vivemos, como montanhas, rios, construções, etc.

Chi vital

É o campo energético que circunda cada ser humano e vai além da parte visível do nosso corpo.

A interação desses três tipos de chi define o nosso destino, mas tanto o chi terrestre quanto o vital podem ser modificados. Podemos, por exemplo, modificar nosso chi vital melhorando nossa qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável, de meditação, de bons pensamentos, de combate a vícios, como o tabagismo, e a maus hábitos, como o sedentarismo, entre outras práticas. Quanto ao chi terrestre, o meio para modificá-lo é, justamente, o Feng Shui.

Apesar de invisível, o chi pode ser percebido. Todo mundo, alguma vez na vida, já se sentiu incomodado em algum lugar sem que houvesse um motivo aparente, assim como já se sentiu imensamente bem, igualmente sem motivo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Série Temática Edição Absoluta/Casa. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.