Dicas para trabalhar os ambientes de entrada


Se a sua família entra em casa pela porta da cozinha, provavelmente seus amores serão mais fofinhos do que você esperava, pois há uma mensagem subliminar ao entrar pela cozinha dizendo “to com fome!” e o pessoal vai direto pra geladeira. Num sentido parecido, deixar contas a pagar perto da porta de entrada já dá um desânimo ao chegar em casa pois o peso da responsabilidade age com o seu massacrante “boas-vindas”.
Nossa casa é um ente vivo ond
e há várias mensagens discretas e quase invisíveis impregnando o seu inconsciente, você não vê mas capta. É um diálogo silencioso intenso e variado, todo santo dia.
Gisele Cury, experiente especialista em harmonização de ambientes, nos mostra um interessante mapa dessas mensagens no que se refere aos segmentos de entrada de nossa casa. Acompanhe.

A nossa casa é um reflexo do nosso interior, cada ambiente tem uma representatividade importante, moramos em um local onde interagirmos - e não somente acampamos. Como você já deve ter ouvido falar, não é bom acumular muita coisa, objetos quebrados, roupas que não se usa mais, revistas, etc. Por que isso? Costumo sempre dizer a meus clientes que a técnica do Feng Shui tem mais efeito quando entendemos o que estamos fazendo e pra quê.

Pois bem. Os acúmulos são como energias que podem estagnar, não fluírem, e então alguma área de nossa vida começa a não andar e não entendemos porquê. Lógico que fabricamos isso, inconscientemente juntamos mais entulho em um lugar da casa... e, sabendo como funciona e o que representa, caem as fichas de como lidamos em nossa vida, qual o bloqueio que temos e em que área.

Quero aqui deixar algumas dicas valiosas de alguns ambientes da casa. Se você quiser se envolver, garanto que terá ótimos resultados.

Porta principal

Primeiro, então, é importante fazer a limpeza, tirar o que não se usa, o que está parado há mais de dois anos, vale armários, roupas, utensílios, aparelhos eletrônicos quebrados e parados, etc. Depois, você pode fazer uma limpeza energética, passando algum óleo, incenso, ervas nos cantos da casa, tipo um chá que você prepara e depois borrifa, passa com pano, como achar melhor...

Pronto! Agora vamos falar da entrada da nossa casa... Como é importante a qualidade de energia que entra no lar! A vibração de cada pessoa que passa pela porta principal...

É fundamental que esta porta esteja em ótimo estado, batentes inteiros (não apodrecidos), maçaneta bonita... Porta que não abra a pelo menos 90º, ou que tenha algum objeto emperrando, não é bom: ela deve abrir a 180º pois qualquer problema na nossa porta principal atrapalha o fluxo de energia Chi (Vital) que entra em toda casa.

Caso algum desses fatores esteja acontecendo, é importantíssimo arrumar, pintar, deixar em ótimo estado, para beneficiar seu lar. A primeira imagem que temos ao entrar também é muito importante, devemos ter mensagens subliminares de seja bem-vindo, como é bom chegar em casa... E como podemos fazer isso? Através dos objetos, flores, quadros que nos agradam, um símbolo de espiritualidade, enfim... o que possa agradar toda família.

Acessos

Dentro da técnica do Feng Shui, devemos entrar sempre pela porta principal da casa, mas aqui no Brasil muitas vezes temos o hábito de entrar pela cozinha... Aí pergunto a você: qual a primeira lembrança inconsciente ou não que se tem ao entrar pela cozinha? “Tô com fome, preciso e quero comer!”... Podemos, então, ter uma família mais gordinha do que gostaríamos.

Entrar pela lavanderia, lembra quanto de serviço nos espera. Por falar em lavanderia, sapatos preferencialmente devem ser colocados nela.

Bem, digamos que você deixa seu carro na garagem e o acesso da sua casa fica inviável pela porta da sala: então, adote o costume de pelo menos uma ou duas vezes por semana entrar pela sala, já ajuda a levar com você a melhor energia.

Na entrada, é recomendável termos um tapetinho anterior à porta para limparmos os pés, inconscientemente estamos deixando as impurezas - os problemas - para fora de nossa casa. Muita gente me pergunta como deve ser esse tapetinho, bom que seja de fibras naturais em formato arredondado, a porta principal deve ser tratada como um portal que divide dois mundos, o Externo e o templo sagrado que é nossa Casa.

Detalhe importante: não usar sapatos dentro de casa muda completamente a energia do ambiente, eu como consultora sinto nitidamente a diferença: não consigo usar sapato em uma casa; onde as pessoas tiram para entrar, mesmo sem saber disso, começo a sentir o peso a sujeira que meu sapato está trazendo para o ambiente.

No Oriente, eles tiram por higiene, pois se usa muito sentar no chão, mas não só por isso, lá se tem mais noção da energia encontrada nas ruas, a sujeira energética e não querem contaminar seus lares - deveríamos aprender isso com eles.

Sala de estar

Entrando, como deve ser nossa sala de estar? Primeiro, quero dizer que ela representa nosso lado social, como interagimos com as pessoas, dê uma olhadinha, como está sua sala, super arrumada como uma vitrine de loja de decoração? Sempre lembro de uma aula com Marta Povo, uma mestre que tive na Espanha, que sempre dizia que o Brasil é o único país que tem o hábito de não usar a sala de estar: ela está sempre arrumadinha mas o resto da casa... aí, podemos dizer então que temos o hábito de socialmente querermos parecer impecáveis, e internamente estamos em uma bagunça.

Encontro muito isso, mas também salas totalmente desarrumadas, ou cheias demais com móveis bloqueando o fluxo da entrada, como sofás de costas para a porta, detalhes vistos dentro da técnica como fatores bloqueantes na prosperidade, saúde e etc. da família - atenção se esse for seu caso!!

Sofás devem estar em posição de controle, ou seja, ver quem entra quando se está sentado é importante para a confiança da família, e devemos transitar pelos móveis com facilidade, sem esbarrar e se apertar para passar. Menos é mais aqui, propriamente dito.

Cores alegres, iluminação farta, na sala devemos ter um movimento mais Yang, com mais alegria, movimento, para que as pessoas da casa conversem... Imagine a luz somente em um abajur, ambiente escuro dá sono, quero ver alguém conversar ali...

Tevê na sala, muito bom, lógico que com atenção ao tipo de programação, sons, etc. Barzinho: existe uma ressalva, se alguém abusa de bebida na casa, não devemos deixar exposto, principalmente próximo à entrada, pois acho que você já entendeu que guardamos mensagens quando vemos algo ao entrar.

Evite deixar também contas para pagar perto da porta de entrada; convenhamos, não teremos o melhor dos ânimos com tanta responsabilidade!

Plantas são sempre bem-vindas para atrair um bom fluxo energético, atenção às que têm folhagens voltadas para cima. Evite samambaias, que podem deixar o ambiente relaxado demais, elas vão muito bem fora, na entrada, têm um efeito de cachoeira, limpam nossa energia.

Quadros, por sua vez, são como filtros, devem ter imagens que nos agradem, tragam alegria, bons pensamentos e lembranças de bons momentos.

Sala de jantar

Normalmente, próxima à sala de estar encontramos a sala de jantar... Quero dar umas dicas de como complementar esta energia.

Comida dentro da técnica do Feng Shui tem a ver com prosperidade, você deve estar se perguntando: por quê? Os chineses acreditam que “se como bem... tenho saúde... e se tenho saúde, trabalho e prospero”.

Cores de alimentos em uma parede da sala são sempre bem-vindas, como amarelo, verde, vermelho, amarelo, todas estas cores encontramos na natureza mas evite azul, não existe alimento nessa cor. Espelhos são também muito bem-vindos nesta sala, refletem os pratos, travessas ampliando a prosperidade.

Acompanhe AQUI as dicas de Gisele Curi sobre o quarto do casal, também no ABSOLUTA/Casa.

Gisele Cury
Numeróloga, consultora de Feng Shui, radiestesista, terapeuta floral
Terapia pessoal e empresarial
Autora do livro
“Feng Shui para uma melhor qualidade de vida”
www.giselecury.com.br
giselecury@superig.com.br
SÃO PAULO/SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Série Temática Edição Absoluta/Casa. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.