Cozinha de bruxa: sirva alegria e sacralidade

Velas, incenso, música, fase lunar, ervas, 4 elementos, isso e muito mais fazem parte de um ferramental muito antigo, o conhecimento das bruxas na arte mágica de alquimizar os alimentos. Aliás, cozinhar não é fazer alquimia apenas com os alimentos, mas conosco também, como sugere a seguir Tania Orlando, bruxa formada em Física com especialização em Astrofísica, que dá cursos sobre cozinha mágica em São Paulo, unindo ciência e espiritualidade.
Tânia traz detalhes, ensina noções básicas e até deix
a duas receitas ao público do Absoluta, mas também enfatiza a sacralidade e o grande eixo sutil e holográfico do ato de cozinhar magicamente, que é colocar a sua alegria, a sua celebração, a sua energia e também a partilha de harmonia e união na refeição que você vai servir.

Cozinha de bruxa... Qual a imagem que você forma quando ouve falar deste tema? Um lugar um tanto quanto sombrio, repleto de teias de aranha? Gato preto, caldeirão fumegante e uma mulher de queixo pontudo e verruga na ponta do nariz?
Não? Ainda bem, porque não sou assim e bruxas não são assim! Sim, sou uma bruxa, que também é Física, e exatamente por causa desta razão demorou um pouco para aceitar isto. Aliás, você aí, lendo este artigo, também é bruxa, mago, todos trazem a magia no coração.
Também mal sabia fritar um ovo e, para falar a verdade, o que eu preparava era quase intragável. Faltava sempre algum ingrediente básico, amor, encantamento, que é alegria e entendimento, ou seja, entender o significado do ato de preparar um alimento.
Acredite-me, por mais que você esteja aí torcendo o nariz, se por acaso estiver afirmando para si mesma que sua capacidade culinária também vai até o ato de ferver água, você se surpreenderá se tentar com confiança.

Vocês já repararam que praticamente todos os eventos da vida estão acompanhados de alguma forma de compartilhar alimento? Casamentos, aniversários, encontros com amigos, inaugurações e, em algumas culturas, até em funerais?
Algumas pessoas se estão tristes, comem. Outras se estão alegres ou ainda ansiosas.

Certamente você já assistiu a alguns filmes que demonstram a magia envolvida na preparação de alimentos e os efeitos causados nas pessoas.
Embora o conceito de preparar e compartilhar o alimento como ato sagrado tenha se perdido no tempo, ele é sagrado e mantém o templo de sua Alma, que é o corpo físico.
Em um ato de grande generosidade, Gaia compartilha todos os seus frutos conosco. Deveríamos ter muito respeito com esta dádiva em vez de contaminar solo, água e ar com nossa ganância e arrogância.
Nós e tudo que nos rodeia é composto de algum dos quatro elementos - água, terra, fogo e ar. Cada elemento possui um padrão geométrico que lhe confere um padrão energético. A sacralidade, a Criação é a quinta essência. Mas isto é assunto para outro tipo de conversa.
Veja, se não menosprezássemos o conhecimento dos povos antigos, aprenderíamos quando plantar nos diferentes períodos do ano e dentro dos ciclos lunares e, com certeza, o controle de pragas seria mais natural e não precisaríamos dos temíveis agrotóxicos.

Alegria em preparar algo com sua energia - Mas, voltando à cozinha... Cozinhar é fazer alquimia. E isto não é só com alimentos, é conosco também. A alegria, o amor, a intenção do coração, necessárias ao se preparar um alimento, seja para você mesmo ou para ser compartilhado, promove um enaltecimento do seu melhor, aprendizado, crescimento.
Também na cozinha, Ciência e Magia se misturam sob o fogo sagrado. Ciência que estuda os efeitos da combinação de sabores, cores e valores nutritivos. Mas, neste momento, vamos falar da magia, do encantamento.
Começa-se pela limpeza física, que é higiene e respeito, e passa pela limpeza energética, sua e do ambiente - não esqueça: comer e preparar é um ato sagrado. A cozinha de uma bruxa é sempre perfumada por um vaso ou uma floreira com temperos. Manjericão, alecrim, sávia, orégano, para citar alguns, gosto é gosto.
Adoro cozinhar ao som de alguma música que me toca o coração naquele momento, e acompanhada por velas e incenso.

Não pode faltar um calendário lunar. Faz parte da magia olhar o céu, as estrelas, saber algo sobre elas e qual a face a Lua nos mostra. Será que a face é a da mãe plena, Cheia? Será que é a face Crescente, impulsionando o que pretendemos para nós? Talvez sua face esteja Minguando, e a energia é de limpeza. Em sua roupagem Nova, traz luz para novos projetos. Importante saber com que energias nós estamos lidando e o mesmo se dá para os planetas.

Vocês já viram um livro de receitas de uma bruxa assumida? Para esconder segredos, hábito adquirido no período da grande perseguição, elas codificam os nomes dos ingredientes. Por isso pode acontecer de uma receita conter pernas de aranha, asas de morcego, sopro de Vênus, etc...
Ah! As ervas! Quando se cozinha com a intenção da magia, podemos aproveitar o efeito mágico das ervas e dos alimentos em geral. Com certeza, você tem algumas coisas mais intuitivas; por exemplo, o efeito afrodisíaco dos morangos, chocolates e do gengibre.
Só para incentivar, passo uma dica. A seguir, a receita de um pão e um patê para compartilhar com os amigos. Ele proporciona alegria, muita conversa, harmonia e união. Coloque estas intenções enquanto prepara.

PATÊ DOS AMIGOS
Salsa e cebolinha para tirar obstáculos Manjericão, alegria e estímulo Hortelã para limpeza e comunicação Alecrim retirando mágoas e limpando Louro para prosperidade (que não é só material) Orégano trazendo alegria e muita conversa Ricota, um toque de Vênus Azeite, o brilho do Sol

Se gostar mais natural, amasse a ricota com um garfo mas, se preferir mais fino, não se acanhe, bata no processador. Por que uma bruxa não pode utilizar alguns recursos modernos bem colocados?
Adicione as ervas e o azeite até dar o ponto de pasta de sua preferência. Tempere com sal a gosto.

PÃO DE GRÃOS
30g de fermento biológico 2 xícaras de água morna 2 colheres de sopa de mel 1 colher de chá de sal 2 colheres de sopa de óleo 4 xícaras de farinha de trigo 1 1/2 xícaras de cereais do tipo granola sem açúcar

Dissolva o fermento na água morna. Junte o açúcar, o sal e o óleo, e misture até ficar homogêneo. Adicione farinha de trigo aos poucos. Sove a massa em superfície enfarinhada por 5 minutos.
Aproveite e coloque uma música bem dançante e vá no ritmo! Deixe descansar por 40 minutos.
Misture os grãos e sove mais 2 minutos. Modele o pão e coloque em assadeira untada com óleo. Deixe descansar mais uns 20 minutos.
Vamos cuidar da parte estética? Pincele com gema de ovo e espalhe semente crua de gergelim sobre o pão. Leve ao forno médio pré-aquecido por 30 minutos ou até que esteja assado e dourado.
Não sabe quando está assado? Enfie um palito cuidadosamente no pão, se sair limpinho, está assado, talvez seja preciso apenas "pegar uma cor", digamos um bronzeado saudável!

Agora é só chamar os amigos e se divertir!
Experimente fazer esta magia... Vamos, tente! Vá para a cozinha. Vista-se bem, perfume-se, anime-se e sinta a alegria em preparar algo com sua energia, feito por você.

Tania Orlando
Física com esp
ecialização em Astrofísica
Bruxa
Formação Esotérica
taniaorlan@yahoo.com.br
SÃO PAULO/SP

Fotos
Edição de arte sobre imagens Adobe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Série Temática Edição Absoluta/Casa. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.