... e dicas também sobre tapetes


Tapetes não têm funções apenas estéticas. Eles também auxiliam na divisão de ambientes, na orientação da circulação e também agem como isolante acústico. Seguem aí sugestões práticas sobre escolha de tapetes, estas peças tão acolhedoras:

:: Comece pensando nisto: hoje em dia há peças compostas de resíduos de garrafas pet. Fazendo esta opção, você está ajudando o planeta e sua casa a serem mais sustentáveis.

:: Preste atenção no tipo de piso onde ele vai ficar, para que não esconda elementos como mosaicos ou uma paginação especial de tacos, por exemplo. Nestes casos o ideal é optar por tamanhos menores, sem padronagens muito trabalhadas e em tons neutros.

:: Os tapetes estampados, orientais ou lisos de boa linhagem vão melhor sobre pisos frios, como granitos e mármores, ou ainda sobre assoalhos de tábuas corridas.

:: Os redondos são mais usados em quartos de crianças, hall de entrada, ou em ambientes em que não é possivel usar modelos retangulares ou quadrados por falta de metragem.

:: Na sala de jantar, o formato deve ultrapassar 80 cm do tampo da mesa, no mínimo, para que as cadeiras permaneçam sobre ele quando as pessoas se levantarem. E na sala de visitas ele deve ficar na linha do sofá, delimitando o ambiente, ou abaixo dele cerca de 10 ou 30cm. Os compostos com barramento lateral devem ser colocados de modo que um dos lados fique aparente.

:: A manutenção dos tapetes não é difícil. Lavagens esporádicas são bem-vindas, mas devem estar adequadas ao tipo e à condição de cada um. De tempos em tempos, mude a peça de posição e não a exponha à luz direta do sol; tire o pó com a vassoura ou aspirador de pó; e a cada seis meses coloque para ventilar com o avesso virado para cima. Para tirar manchas, use apenas sabão e detergente neutro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Série Temática Edição Absoluta/Casa. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.