Feng Shui para carros, a extensão do lar

Feng Shui geralmente se preocupa com o conforto das pessoas em seus próprios lares. Agora está sendo recomendado para motoristas, para ajudar a diminuir o estresse e a agressividade no carro. Além de várias orientações sobre hábitos de decoração, organização e limpeza dos automóveis, também é possível aplicar sobre eles o conhecimento do Ba-guá – forma geométrica de oito lados, cada um representando um aspecto ou área da vida.
Além do carro em si, devemos ter especial cuidado quanto à garagem, que normalmente é um estuário de quinquilharias que não queremos dentro de casa.

A idéia de Feng Shui para carros, apresentada no Congresso Internacional de Feng Shui, foi da consultora americana dessa arte, Pan Kai Tolefson, que buscou uma solução para seu estresse diário no trânsito de Chicago. Utilizando princípios básicos do Feng Shui, Pan Kai descobriu que é possível não só criar uma atmosfera mais equilibrada e menos estressante dentro do veículo, mas também atrair felicidade para outras áreas da vida, como amor, trabalho, viagem etc.
Mas antes de focalizarmos o carro, vamos ver primeiro a questão da garagem. Normalmente ela serve de abrigo do carro em espaços às vezes reduzidíssimos, depósitos de quinquilharias (tudo o que é inservível na residência e que ninguém sabe qual o melhor destino), abrigo de bicicletas às vezes enferrujadas e sem uso, barcos e caiaques que raramente são utilizados e só ocupam lugar, restos de materiais de construção daquela obra que terminou há cinco anos atrás, etc. E, ainda para piorar todo este caos, geralmente existem aqueles vazamentos de tubulação ou infiltrações do terreno, fazendo o piso encharcado propiciar muitas vezes o surgimento de foco de lacraias e baratas, tornando aquele ambiente extremamente insalubre e vampirizador energético.

Orientações para a garagem:
· Mantenha em ordem sua garagem, dispondo as ferramentas e peças do seu carro em prateleiras. Descarte-se de tudo que não pertença a seu automóvel.
· As paredes e teto devem ser pintados na cor creme, pérola ou marfim, por ser um elemento "Terra" no Feng Shui (O carro pertence aos elementos "Metal" e "Fogo", altamente conflitantes; isto é, o "Fogo" destrói o "Metal", e para equilibrá-lo, devemos ter o elemento "Terra").
· Que sejam drenados todos os vazamentos de água para que não haja perigo de acidentes com o piso escorregadio. Providencia também uma boa iluminação.
· Que as portas funcionem sem rangidos e em bom estado de conservação (Para o Feng Shui, as portas devem funcionar perfeitamente para que a energia "Chi" flua trazendo a Prosperidade para os que residem no imóvel).
· Cuide também soleiras de portas quebradas. As rachaduras de paredes e pisos devem ser corrigidas com rapidez para não existirem ataques dos "Shars" ou flechas de forma.
· Se a porta de sua garagem for afastada da rua, crie um caminho sinuoso para que a energia "Chi" não se escoe com facilidade. Você não deve estacionar seu carro na frente da porta, isto evitará que energia positiva entre em sua casa.
· Procure colocar um Baguá espelhado e com trigramas do I Ching sobre a porta da garagem (parte externa), para que as energias vindas da rua com o seu carro, sejam filtradas antes de você entrar em sua casa.
· Se no teto da garagem existirem vigas aparentes, pinte pequenas setas com aproximadamente dois centímetros, e a cada vinte centímetros, em verniz incolor fosco em todas as quinas vivas; ou coloque um dispersor de cristal facetado pendurado no teto da garagem (centro).

Orientações quanto ao carro:
· Mantê-lo em bom estado de conservação mecânica e de lanternagem. O Feng Shui exige ordem e bom funcionamento para que as boas energias fluam.
· Você pode utilizar seus talismãs pendurados no espelho retrovisor do carro; porém, não exagere para a sua atenção não ser desviada.
· Uma boa dica do Feng Shui é a utilização de um dispersor de cristal facetado pendurado no espelho retrovisor. Sua função será a de dispersar os "Shars" ou Flechas de Forma vindas dos carros em sentido contrário ao seu.
· Você pode ter fotos de familiares no painel do seu carro, desde que sejam de pessoas vivas. O Feng Shui não recomenda fotos de falecidos expostas, por pertencerem a outro plano energético.
· Adotar um saco de lixo pendurado no encosto do banco dianteiro será muito bom. Você estará contribuindo com a limpeza das ruas, evitará acidentes a outrem não arremessando latas ou vidros através das janelas de seu veículo, além de estar agindo corretamente dentro dos princípios do Feng Shui.
· Em geral, porta-luvas e porta-malas são recintos desorganizados. Se os seus estão uma bagunça, organize-os o quanto antes. A desorganização, segundo o Feng Shui, afeta o humor e, consequentemente, o desempenho.
· Não possua TV fixada no painel do seu carro. Além de ser proibido pelo Departamento de Trânsito, sua atenção será desviada, e a TV muito próxima pode bombardear você com ondas eletromagnéticas.
· Cuidado com o som estridente no interior de seu veículo. Um som dosado trará harmonia; e não tensão.
· Você pode colocar pequenos brinquedos junto ao vidro traseiro desde que não tire sua visibilidade através do espelho retrovisor. Para o Feng Shui isto não traz problema.
· A cor do carro reflete ou interfere na personalidade do dono. Motoristas com carros vermelhos tendem a dirigir agressivamente porque é uma cor viva e entusiasmada. Pessoas de idade preferem azul, marrom e cinza, que são mais calmas e relaxantes para o humor do motorista. Motoristas com carros amarelos são amigáveis, os com carro branco são cuidadosos porque a cor mostra que eles querem ser vistos, enquanto donos de carros pretos tendem a ser formais e corretos .

Alinhamento do Ba-guá
Para Feng Shui no carro, também podemos levar em conta o Ba-guá – forma geométrica de oito lados, cada um representando um aspecto ou área da vida. Como em nossas casas, o alinhamento se dá a partir da porta de entrada – no caso, a porta do motorista.

· O primeiro setor nesta porta, portanto, é o do trabalho. Recomenda-se usar ícones referentes à profissão do motorista no porta-objetos da parte interna da porta ou no console central. Cartões de visitas e moedas também atraem abundâ ncia.
· Em seqüência, os demais setores são: Amigos na roda traseira, atrás do motorista; Criatividade na traseira, na região do porta-malas; Relacionamentos no vidro traseiro; Sucesso no teto (capota); Prosperidade no vidro dianteiro; Família na dianteira; e Saúde na região central.
· Além do vidro dianteiro, também trabalha-se a energia de proteção e prosperidade no retrovisor, em frente ao banco do passageiro. Para evitar mau olhado e energias negativas, escolha um penduricalho em forma de Ba-guá ou de carranca.
· Para atrair prosperidade, coloque um objeto no banco do passageiro que tenha a ver com sua profissão ou trabalho que gostaria de exercer. Caso você não queira ser discreto, uma boa idéia é utilizar o penduricalho com moedas preso no vidro por ventosa.
· A janela do passageiro atrás do motorista também é um bom local para melhorar a energia do trabalho e da proteção. Se você quiser mudar de emprego, coloque algum adesivo que represente sua profissão.
· Neste ponto também se recomenda uso de adesivos com imagens de santos, frases espirituais, preces ou qualquer eixo que faça sentido para você. Quem tem adesivos como esses colados em outras partes do carro pode continuar a utilizá-lo.
· Onde o amor fica nesta história toda? No banco de trás, na diagonal oposta ao motorista. Ali, você pode optar por uma almofada de coração sobre o banco, adesivo com ideograma japonês ou qualquer outra imagem que represente amor para você.

O toque final é dado pelo aromatizador de ambientes. Ao escolher a fragrância, informe-se sobre aquela que melhor atenda sua necessidade. Há as que acalmam, outras dão energia. Pode-se optar também por florais que trabalham a tolerância, a coragem, a simpatia, etc. Se você quer um ambiente mais sensual, aposte nos aromas de cravo, canela, lang-lang ou cheiro-de-rosas.

Fontes: Tranquil Spaces | WebMotors | Bemzen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Série Temática Edição Absoluta/Casa. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.