Plantas: excelentes colaboradoras na harmonização

A aplicação de vegetação - plantas, flores ou árvores - é uma das melhores maneiras de equilibrar um ambiente. É possível enchê-lo de bons fluidos sem gastar muito. Ative todos os setores com as plantas, como indica o guia a seguir. Mais adiante, dicas de plantas para interiores conforme sua sensibilidade à luminosidade.

Cada tipo de planta tem aumentado seu poder de influência no ambiente conforme o setor em que for ficar. Flores vermelhas, por exemplo, devem ser colocadas na área que rege as perspectivas profissionais, para exercer vitalidade e capacidade de atuação. Quanto a árvores, na frente da casa devem ser mais baixas do que o telhado, enquanto as mais altas ficam atrás da construção. Heras podem cobrir muros, mas não paredes externas da casa; trepadeiras enroladas nas colunas quadradas suavizam ângulos retos.
Ative cada setor do Ba-guá com as plantas adequadas:
Perspectivas profissionais
Abuse das flores vermelhas. Azaléia traz moderação; Jasmim, segurança; Brinco de Princesa, coragem. E mais: Comigo Ninguém Pode, confiança; e Manjericão na entrada, prosperidade.

Educação
Claridade é essencial. Plantas como Hortelã e Clematite; árvores frutíferas ou plantas de vida longa; se for um jardim grande, plantar um Carvalho.

Família e Saúde
Bambu, Pêra e Pinha atraem boa sorte e longevidade. Limoeiro, unidade e vitalidade; Camomila, paz; Eucalipto, renovação física; Narciso, rejuvenescimento. Em um jardim externo, utilize pedras e vegetação de várias alturas para simbolizar a família: Jacarandá para o pai; Flamboyant para a mãe; e arbustos menores para os filhos.

Prosperidade
Flores púrpura, vermelha ou magenta; Hera da Fortuna, Trevo, Girassol, Lírio Amarelo. No jardim, colocar plantas de crescimento rápido e vertical, como trepadeiras. Folhas arredondadas, que lembram moedas, como Begônias. Lugar apropriado para colocar um banco de jardim metálico. Esta área deve estar sempre limpa de ervas daninhas.

Reconhecimento e fama
Vermelho e amarelo. Folhas triangulares de Bromélias, Violetas, Rosas vermelhas. Plantas e flores de caules compridos, de folhagens exuberantes, simbolizando ascensão social.

Relacionamentos
Jasmim, Madressilva, Gardênia, Azaléias, Lírio, Amor Perfeito, Antúrios, Crisântemos, cercas vivas de Hibiscos. Flores cor de rosa para o coração e vermelhas para fortalecer as paixões; perfumadas para o envolvimento. O banco de jardim deve acomodar duas pessoas.

Criatividade
Pinha, Alecrim, Eucalipto, Manjericão e Romã simbolizam crescimento e perseverança. Usar plantas com flores coloridas e grandes. Flores amarelas estimulam a criatividade. Um gramado para brincadeiras também é uma boa opção.

Amigos
Flores brancas e árvores medicinais como o Eucalipto. Também: Arruda, Espada de São Jorge, Comigo Ninguém Pode e Primavera.
Plantas para Interiores
Mesmo num pequeno apartamento ou num cantinho do escritório, é possível, de maneira simples e sem maiores despesas, cultivar suas plantas prefridas. E o que é melhor: com conhecimento e consciência. Tudo o que você precisa fazer é escolher as plantas que se adaptem às condições que o local tem a oferecer.
Lembre-se que elas terão de suportar um nível de luminosidade inferior ao que recebem no ambiente natural, além de contarem com menos umidade e terem espaço reduzido para suas raízes (cultivadas geralmente em vasos e jardineiras).
A irrigação segue a mesma regra das plantas que estão ao ar livre. As regas não deverão ser mais espaçadas do que requer cada espécie, nem mais abundantes do que ela necessita – o que gera apodrecimento das raízes. É aí que temos que tomar um cuidado muito importante com relação à drenagem dos vasos e jardineiras, utilizando argila expandida ou cacos de cerâmica no fundo dos recipientes, antes da colocação da terra, evitando assim o acúmulo de água nas raízes.
Podemos fazer uma classificação simplificada das espécies, de acordo com o nível de luminosidade. Se o vaso ou jardineira estiver próximo à janela, pode ser classificado como ensolarado (se estiver na face norte), meia-sombra (nas faces leste ou oeste) ou sombreado (na face sul).
PLANTAS DE PLENO SOL - necessitam de quatro horas diárias de sol direto:
-Ixora (Ixora ssp);
-Buxinho (Buxus sempervirens);
-Azaléia (Rhododrendon spp);
-Onze-Horas (Portulaca ssp);
-Gerânio (Perlagonium ssp), entre outras, estes são apenas alguns exemplos, pois a lista é extensa.

PLANTAS DE MEIA-SOMBRA - não recebem sol direto em nenhuma parte do dia, no entanto, precisam de pelo menos quatro horas diárias de luz indireta:
-Violeta-Africana (Saint-paulia ionantha);
-Antúrios (Anthurium andreanum);
-Peixinho (Nemanthus spp);
-Lírio-da-Paz (Spathiphyllum wallisi);
-Cheflera (Schefflera arborícola);
-Begônia (Begônia ssp), dentre outras.

PLANTAS DE SOMBRA - recebem apenas luz difusa, entre quatro e seis horas por dia, sem sol ou claridade direta:
-Jibóia (Epipremnum pinnatum);
-Palmeira-Ráfis (Rhapis excelsa);
-Singônio (Singonium angustatum);
-Café-de-Salão (Aglaonema ssp);
-Maranta (Calathea spp);
Fonte: Paisagismo Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Série Temática Edição Absoluta/Casa. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.