Geobiologia e Feng Shui, o básico do básico

A Organização Mundial de Saúde já classificou como “Síndrome do Edifício Enfermo” o contexto energético onde pessoas adoecem sem razão aparente ao habitar/trabalhar em um determinado prédio, sendo que os sintomas se agravam com a continuidade, e chegam a causar a diminuição da capacidade de trabalho.
Para trabalhar a intrincada harmonização ambiental e pessoal, partindo do princípio que uma casa é um ninho de energias vivas em cruzamento, há duas formas básicas de atuação: Geobiologia e Feng Shui. A primeira vem dos dr
uidas e o segundo, da China, ambos vertentes muito antigas e de comprovada eficácia. Mais modernamente também se usa a Domoterapia, que as demais vertentes, além de radiestesia, radiônica e apometria quântica.
A seguir, algumas noções bem básicas, a título de apresentação da temática do ABSOLUTA/Casa.
Geobiologia - É a ciência que estuda o impacto das construções sobre a saúde e o bem estar dos seres humanos. Nasceu da antiga Arte Zahorí, também conhecida como Geomancia Druídica, prática energética que visava harmonizar as energias do Céu e da Terra, criando ambientes saudáveis onde o Ser Humano pudesse se curar e se desenvolver espiritualmente. No Ocidente, começou a surgir nos anos 70 e agrega a suas bases os estudos de Física Quântica, Radiestesia e Radiônica.
Muitos povos da Antiguidade já levavam em consideração as formas, proporções das construções e alterações telúricas como veios d´água subterrâneos, falhas geológicas, entre outros fatores. Naquela época, em algumas civilizações, o médico e o arquiteto eram, de fato, a mesma pessoa. Além das influências naturais, a Geobiologia leva em conta toda a gama de alterações geradas pelo uso indiscriminado de tecnologias, como poluição eletromagnética, microondas, radiação, etc. Também procura utilizar materiais de construção adequados, tanto para o ser humano quanto para a natureza, buscando uma forma mais sustentável de viver. Na vertente de Geobiologia Sagrada, há uso de sons, geometria sagrada e conexão com o reino dévico.
Feng Shui - Surgida na China há mais de quatro mil anos, a técnica é parte de uma filosofia muito elaborada, baseada na observação da natureza, seus ciclos e fluxos. Apesar de suas raízes orientais, o Feng Shui tem objetivos semelhantes à Geobiologia. Na China Antiga, toda a sabedoria era interligada nos diversos campos da atividade humana. Conceitos como Yin e Yang e Cinco Elementos estão presentes, também, na Astrologia e na Medicina chinesas, dentre outros campos de saber desenvolvidos nesta sociedade. No conceito taoísta da trilogia Céu-Homem-Terra, o objetivo do Feng Shui é harmonizar e equilibrar estas três forças nos ambientes, facilitando a comunicação do Ser Humano com o Céu e a Terra, proporcionando um terreno fértil onde possa manifestar seu destino de forma plena, influenciando em sua saúde, relacionamentos, trabalho e prosperidade.
Dando suporte para essas energias através de cores e formas adequadas, o Feng Shui Tradicional Chinês pode ser aplicado em qualquer estilo de ambiente de forma harmônica, já que não trabalha com objetos de cura padronizados.
Como se dão as consultorias - Mesmo tendo origens e métodos diferentes, a Geobiologia e o Feng Shui podem ser aplicados de forma paralela e complementar nos ambientes, gerando resultados mais amplos e, ao mesmo tempo, mais específicos do que se aplicados isoladamente.

A consultoria é realizada em duas visitas. Na primeira delas, é processada uma pesquisa geobiológica do imóvel usando como técnicas de diagnóstico a observação, a radiestesia e a sensibilidade corporal. Nesta etapa, são descobertas todas as alterações telúricas, como veios d´água subterrâneos, falhas geológicas, pontos-estrela, radioatividade e alterações magnéticas do solo. Também são avaliadas as questões relativas aos campos eletromagnéticos, umidade, ventilação, iluminação, quantidade e qualidade da energia do imóvel, e todos os aspectos que possam estar em desequilíbrio, gerando danos à saúde dos moradores.
Para o estudo do Feng Shui é necessária a definição do mapa de estrelas, que é gerado a partir da data de construção e da orientação magnética do imóvel. Este mapa funciona de forma semelhante ao mapa astral de uma pessoa. Existem aspectos fixos e outros que variam com o tempo, o que seria equivalente aos trânsitos astrológicos. Segundo a tradição da Escola das Estrelas Voadoras - Xuan Kong Fei Xing -, cada casa tem o seu mapa individual, não sendo as orietações aplicáveis a nenhum outro imóvel.
Duas visitas - Antes da primeira visita, o cliente deverá fornecer a planta baixa do imóvel. Em caso da falta desta, poderá ser contratado o levantamento e confecção da planta, trabalho que terá um valor à parte.
Na primeira visita o cliente deverá fornecer data de nascimento dos moradores e suas atividades dos moradores, além da data de construção do imóvel.
Na segunda visita, conclusão do trabalho, o cliente em geral recebe:

- Relatório impresso com os conceitos básicos para o entendimento da Geobiologia e do Feng Shui Tradicional Chinês.
- Mapa de estrelas do imóvel, desenhado sobre a planta baixa, com orientações em relação a:

:: Melhor utilização de cada cômodo da residência;
:: Distribuição de mobiliário e aplicação de cores e formas;
:: Indicação de modificações em grande escala, no caso do imóvel estar em processo de construção ou reforma;
:: Posicionamento individual de camas e locais de trabalho, de acordo com o “Ming Gua” de cada morador, obtido a partir da data de nascimento;
:: Pesquisa de interferências geobiológicas e orientação para harmonização das mesmas;
:: Indicação de melhores caminhos, entradas e saídas;
:: Aplicação de cores e formas para áreas externas e jardins, se existirem.

- Mapa geobiológico impresso com posicionamento das alterações telúricas.

Alguns consultores ainda fornecem:
- Arquivo de voz gravado por ocasião da entrega e apresentação da consultoria, caso o cliente o deseje.
- Pasta de imagens com referências de decoração relacionadas aos 5 elementos – Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira, para melhor orientação no momento da escolha de cores e formas.
- Tabela com as cores relacionadas a cada um dos 5 elementos.
- DVD com todo o material mencionado acima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Série Temática Edição Absoluta/Casa. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.