Sua casa. Pense em quanta gente e por quantas vezes através dela as pessoas entraram, andaram, saíram, conversaram, cantaram, choraram, discutiram, riram, dormiram, acordaram... Quantas! Tudo em sua casa. A sua casa!
Pense nela. É arrumada, certinha? Ou toda bagunçada e alegre? É quieta, vazia, barulhenta, atrolhada?
Pense na energia que as pessoas trazem e marcam uma casa ao longo de tanto tempo. Pense na personalidade que vão imprimindo aos ambientes. Pense em como a casa acolhe e percebe todas essas vibrações, e como as devolve em impulsos imperceptíveis e subliminares.
Pois é. Pensando bem, nossa casa é um ente vivo onde há várias mensagens discretas e quase invisíveis impregnando nosso inconsciente, você não vê mas capta. É um diálogo silencioso intenso e variado, todo santo dia.
Assim como o corpo humano é receptáculo da essência de alma, a casa é um ser muito vivo que ancora todas as vibrações ativas do ambiente: a energia dos humanos, animais, vegetais, minerais, da terra, da água, do ar, e também até as energias espirituais e radiestésicas - ou seja, as energias de outro mundo.
Tão em moda nesses tempos de hoje, a harmonização de ambientes é um redesenho vibracional, delicado, precioso e intricado conhecimento que equilibra as energias e faz de nossas casas um lugar tranqüilo, aconchegante e sempre especial.
É sobre tudo isto que vamos falar aqui no Absoluta/Casa.



O espectro editorial desta edição começa com a seção Sensibilização, onde tocamos nas questões de fundo a respeito da intricada alquimia da harmonização ambiental e pessoal. Além de faxinões sutis e outras orientações básicas, chamamos atenção também para interessantes matérias sobre feng shui no carro e também a conexão com o sagrado da cozinha.

Em seguida, a editoria Abordagens alarga o foco e traz conteúdo de outras matizes, como feng shui no quarto do casal, geobiologia, cozinha mágica, harmonização com florais, plantas e incensos, e por aí vai, sempre com o equilíbrio da casa como a grande pauta.

Em De Tudo um Pouco, nossa área de amenidades, você pode navegar por temas como dicas de decoração para atrair o amor, plantas antipolutentes, atração de prosperidade, cuidados com eletrônicos ao dormir, orientações sobre fornos microondas, cortinas e tapetes, e tudo mais.

Pra finalizar - ou começar? -, inclua também uma boa navegada pelos oferecimentos de Produtos e Serviços no espaço de nossos parceiros. E confira o sempre essencial Alô do Editor. O objetivo é estimular você a rever a visão que temos sobre nosso próprio lar, em geral estagnada e burocrática. Sinta sua casa como realmente é: viva!!

Dormir e acordar bem, viver em paz, essas bênçãos tão raras










Voltar pra casa é voltar para a própria alma. Nosso coração é o verdadeiro e definitivo refúgio dentro de um mundo caótico e violento lá fora mas, ao perdermos contato com nosso centro profundo – como é o “normal” -, então o lar pode funcionar como uma chave para reacessar esta caverna íntima. O ambiente que nos rodeia é um reflexo milimétrico do que criamos e somos, e na prática é capaz de reproduzir o ninho vibracional que a alma deseja.

Quando estamos em casa, além de exercermos todas as necessidades básicas de sobrevivência, ainda podemos gerar um tempo especial para nós mesmos, um tempo desacelerado e um espaço mais profundo e, quem sabe, infinito. Pois é no aconchego do lar que exercermos bem mais nossos dons de alma e refinamos nosso ser, gerando possibilidades maiores para nosso desenvolvimento humano. E isto não tem fim...
É no lar que recebemos uma dádiva divina e caríssima, nem sempre acessível a todos, que é dormir sob um teto, e mais: dormir em paz! É em nossa cama que reencontramos o outro mundo. E esta bênção é véspera de outra, tão cara e rara quanto ela: acordar bem! Despertar em paz e devagar, abrir as janelas, respirar o ar do dia, sentir as energias, perceber com consciência a luz desta dimensão é outra dádiva a que nem todos os terráqueos se permitem. Acordar em casa, acordar aos poucos, acordar bem é reentrar neste mundo, é aterrissar a alma outra vez, outro santo dia, é renovar o sagrado pacto com todas as possibilidades, é ancorar a vida da Vida.

Tudo isso “soa” raro, quando deveria ser rotineiro. Mas este é o potencial absoluto de nossas existências sob estes tetos. Este é o portal diário que nos abre o universo, a chance de ancorarmos com paz e consciência nossa alma alada neste lindo planeta azul.
Façamos de nossas vidas um milagre renovado a cada dia... Façamos de nossas casas o grande útero onde semeamos tudo que pode ser vivo ao nosso sagrado redor.

Ricardo Martins
Editor

Um alô de boas-vindas ao ABSOLUTA/Casa



















Oi!! Abrimos esta seção aqui para poder dar um alô mais direto, comentando detalhes da Série Temática, em especial deste blog... Sutilezas, destaques, algum feedback, nuanças de bastidores, por aí...

Sinta as abordagens... Para que você possa ganhar intimidade com este novo blog temático, seguem algumas dicas. O espectro editorial começa com a seção Sensibilização, onde tocamos nas questões de fundo a respeito da intricada alquimia da harmonização ambiental e pessoal. O objetivo é estimular você a rever a visão que temos sobre nosso próprio lar, em geral estagnada e burocrática. Sinta sua casa como realmente é: viva!!

Em seguida, a editoria Abordagens alarga o foco e traz conteúdo de outras matizes, como feng shui no quarto do casal, cozinha mágica, harmonização com florais e incensos, e por aí vai, sempre com o equilíbrio da casa como a grande pauta.

Em De Tudo um Pouco, nossa área de amenidades, você pode navegar por temas como dicas de decoração para atrair o amor, plantas antipolutentes, atração de prosperidade, cuidados com eletrônicos ao dormir, orientações sobre fornos microondas, cortinas e tapetes, e tudo mais.

Pra finalizar - ou começar? -, inclua também uma boa navegada pelos oferecimentos de Produtos e Serviços no espaço de nossos parceiros.

Dicas de navegação. Importante! – Tudo que é novíssimo precisa de um certo tempo de familiarização. Confira aí alguns detalhes para navegar legal em nosso blog.
:: As matérias podem ser acessadas uma a uma, em links específicos na base da página, ou por segmentos temáticos, clicando em EDITORIAS (na lateral). Optando pelo acesso individual é mais rápido mas você perde muito da graça do conjunto que há em cada editoria, cujos assuntos têm um tom parecido.
:: A imagem no topo prossegue em todas as páginas internas, ao clicá-la você volta à “home” (capa). Dois detalhes aí: como o topo permanece igual e ocupa área grande, você pode ter a impressão que ainda continua na página inicial ao acessar uma interna, pois o que muda é a área abaixo, é preciso ativar a barra de rolagem para ler. Outra situação de familiarização: ao navegar pela interna, rolando, você pode clicar na imagem do topo e vai, então, voltar sem querer à capa.
:: Para acessar nosso site, os detalhes de parceria de divulgação ou o blog de apresentação da Série, há botões na lateral com link direto.

Indique a gente – Indique esse espaço para amigas suas que trabalham de perto com o universo feminino. Sugira que naveguem por aqui, que colaborem na redação enviando conteúdo jornalístico, ou divulguem seus trabalhos em nossas parcerias publicitárias. É bom lembrar que temos opções para anúncios de inserção exclusiva na web (blog+site), com alcance em todas as cidades. Suas amigas bruxinhas, dançarinas, terapeutas vão poder falar mais de perto com um público tudo a ver, e todas e todos ganham com isso.
Informações detalhadas AQUI.


Comente...
Perca a vergonha! –
Faça comentários nos artigos em que você se identificou e gostou. Além de compartilhar com todos, este mimo eletrônico é sempre um incentivo e orientação para a autora. Deixe a vergonha de lado e se divirta na rede. É pra isso mesmo!





Receba em casa as novidades –
Para seu conforto, e para quem não tem muito tempo para navegar, você pode receber por mail novidades, indicações de matérias, links interessantes para acessar direto no blog, eventos, páginas mais acessadas, etc. Basta se cadastrar em nosso site, é simples e rápido, e você passa a receber newsletters do Absoluta.
Estamos preparando um guia detalhado de acesso às matérias, vale a pena se cadastrar e receber essas dicas legais. Acesse em CADASTRE-SE na segunda página de nossa homepage ou acesse aqui, direto: http://www.absoluta-online.com.br/cadastrese.php
Entre para nossa rede também no Orkut em http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=20762775

Volte aqui, hein? – Pela maravilhosa essência da web, nosso blog vai crescendo em conteúdo e interatividade. Portanto, volte a navegar por aqui vez por outra. Confira também as novas dicas nesse alô do Editor. Você e a presença da sua alma serão sempre sagradas e bem-vindas pra nós.


RICARDO MARTINS

Editor

Sensibilização






Geobiologia e Feng Shui, o básico do básico

Para trabalhar a harmonização ambiental e pessoal, partindo do princípio que uma casa é um ninho de energias vivas em cruzamento, há duas formas básicas de atuação: Geobiologia e Feng Shui. A primeira vem dos druidas e o segundo, da China. Confira algumas noções bem básicas, a título de apresentação da temática do ABSOLUTA/Casa.
http://absoluta-casa.blogspot.com/2010/02/geobiologia-e-feng-shui-o-basico-do.html

Vamos fazer uma faxina na vida? Comece pela sua casa...
Cantos sem circulação ou atrolhadíssimos por bugigangas atuam em nossa energia de um modo muito mais forte do que imaginamos. Idem a guardar mil lembranças do seu ex e em plena agonia porque o novo amor não chega nunca... As dicas são de Gisele Cury, numeróloga e especialista em harmonização de ambientes.
http://absoluta-casa.blogspot.com/2010/02/vamos-fazer-uma-faxina-na-vida-comece.html

Casas energeticamente saudáveis
Cada ambiente tem seu potencial energético que precisa ser trabalhado com muita consciência. Começando até pelo próprio terreno onde um prédio será construído, passando por ângulos, portas, jardins, tudo contribui para a soma vibracional que habita os lares. Veja como se pode trabalhar para que nossas casas se tornem energeticamente saudáveis. Quem dá as dicas é Valéria Gonçalves, consultora de harmonização de ambientes.
http://absoluta-casa.blogspot.com/2010/02/casas-energeticamente-saudaveis.html

Feng Shui para carros, a extensão do lar

Feng Shui está sendo recomendado também para motoristas, para diminuir estresse e agressividade no trânsito. Estamos publicando várias orientações sobre hábitos de decoração, organização e limpeza dos automóveis. Além do carro em si, devemos ter especial cuidado quanto à garagem, que normalmente é um estuário de quinquilharias que não queremos dentro de casa.
http://absoluta-casa.blogspot.com/2010/02/feng-shui-para-carros-extensao-do-lar.html

Conexão com o espaço sagrado da cozinha
Não basta ter uma cozinha elegante e sofisticada com todos os eletrodomésticos de última geração, se estamos desconectadas da essência de vida que ela nos traz. Tudo em nossa casa é sagrado e está vivo. Esta reflexão que nos traz a terapeuta e focalizadora Simone Alves nos convida a pensar na egrégora da cozinha.
http://absoluta-casa.blogspot.com/2010/03/conexao-com-o-espaco-sagrado-da-cozinha.html

A ilusão muito necessária das cores
Tecnicamente as cores são muito mais uma criação do que a percepção do real, mas pensar a cor foi sempre fundamental para a evolução humana, como reconhecer o verde dos alimentos ou o vermelho do sangue. Isto se torna particularmente interessante na hora de escolhermos as cores de nossa casa.
http://absoluta-casa.blogspot.com/2010/02/ilusao-muito-necessaria-das-cores.html

Feng Shui Interior: psicologia também é energia
A corrente mistura aspectos psicológicos com conceitos da tradicional técnica chinesa de harmonização de ambientes. Veja lista de atitudes pessoais capazes de esgotar as nossas energias e nos deixar vibracionalmente obesos. Conheça ações para evitar a "crise energética pessoal".
http://absoluta-casa.blogspot.com/2010/02/feng-shui-interior-psicologia-tambem-e.html




................................

Abordagens






Dicas para trabalhar os ambientes de entrada

Nossa casa é um ente vivo onde há várias mensagens discretas e quase invisíveis impregnando o seu inconsciente, você não vê mas capta. Gisele Cury, experiente especialista em harmonização de ambientes, nos mostra um interessante mapa dessas mensagens no que se refere aos segmentos de entrada de nossa casa.
http://absoluta-casa.blogspot.com/2010/02/dicas-para-trabalhar-os-ambientes-de.html

Feng Shui no quarto de casal
Na mesma linha, Gisele Cury, especialista em harmonização de ambientes, em seguimento traz uma série de dicas práticas sobre eixos vibracionais entre você, seus relacionamentos e seu quarto.
http://absoluta-casa.blogspot.com/2010/02/feng-shui-para-o-quarto-do-casal.html

Objetos potencializam ou absorvem a influência do local

Nem sempre é possível arrumar os móveis dentro de casa seguindo estritamente as orientações da harmonização ambiental. Felizmente, para isso existem os objetos do Feng Shui. Eles possuem a propriedade de potencializar ou de absorver a influência do local.
http://absoluta-casa.blogspot.com/2010/02/objetos-potencializam-ou-absorvem.html

Plantas: excelentes colaboradoras na harmonização
A aplicação de vegetação é uma das melhores maneiras de equilibrar um ambiente. É possível enchê-lo de bons fluidos sem gastar muito. Ative todos os setores com as plantas, como indica este guia. Mais adiante, dicas de plantas para interiores conforme a sensibilidade à luminosidade.
http://absoluta-casa.blogspot.com/2010/02/plantas-excelentes-colaboradoras-na.html


Harmonize sua casa com essências florais
Pedimos à terapeuta floral Joneysa M Silveira um guia de essências específicas para harmonizar ambientes, confira o que podem fazer na prática esses mágicos florais.
http://absoluta-casa.blogspot.com/2010/02/harmonize-sua-casa-com-essencias.html

Geobiologia, limpeza profunda e sutil
A harmonização feita pela Geobiologia transmuta energias de baixa freqüência do ambiente, elimina as interferências e alinha com o Projeto Divino de cada Ser, como mostra a terapeuta Angélica Pio.
http://absoluta-casa.blogspot.com/2010/02/geobiologia-limpeza-profunda-e-sutil.html

Energias telúricas - dos celtas aos dias atuais
Os druidas já conheciam as linhas de energia telúrica que, modernamente, são identificadas pela radiestesia e trabalhadas através da geobiologia e do feng shui. Rowena Arnehoy Seneween, especializada em cultura celta, nos conta um pouco desta civilização e depois traça cruzamentos com os dias atuais e as questões de atuação ambiental.
http://absoluta-casa.blogspot.com/2010/03/energias-teluricas-dos-celtas-aos-dias.html

Incensos: cheirinho bom e transmutação
Além de perfumar os ambientes, os incensos atuam definitivamente na transmutação vibracional em sua casa. Como mostra o estudo da terapeuta Simone Alves, eles são a fumacinha do bem!
http://absoluta-casa.blogspot.com/2010/02/incensos-cheirinho-bom-e-transmutacao.html

Cozinha de bruxa: sirva alegria e sacralidade
Cozinhar não é fazer alquimia apenas com os alimentos, mas conosco também, como sugere Tania Orlando, bruxa formada em Física que dá cursos sobre cozinha mágica, unindo ciência e espiritualidade.
http://absoluta-casa.blogspot.com/2010/02/cozinha-de-bruxa-sirva-alegria-e.html




................................

Sete atitudes para atrair prosperidade








Se você está a fim de dinamizar seus processos de abundância e prosperidade, dê uma olhada boa em sua casa. Apesar de trabalharmos na rua, o lar é onde passamos mais de 1/3 de nossas vidas, ele influencia e muito na prosperidade!
A técnica chinesa de harmonização e equilíbrio de ambientes, Feng shui, ativa ferramentas específicas neste sentido.
Confira suas sete regras de ouro...




1) A ABUNDÂNCIA BANHA SUA CASA

Para o Feng Shui, toda a casa deve ter um rio calmo e sereno passando diante da porta. O rio irá trazer, para a casa e seus moradores, saúde, prosperidade e alimentos, levando embora as más energias. Hoje em dia, como não conseguimos ter um rio em nossas portas, podemos usar objetos e quadros que lembrem água. Você pode colocar, pelo lado de dentro da casa, próximo à porta de entrada, uma fonte de água ligada, um aquário com peixes, uma gravura ou quadro com um rio, mar e barcos, uma foto de um local que tenha cachoeira ou motivos naúticos.

2) A PROSPERIDADE BATE À PORTA

Para que a prosperidade entre totalmente em sua vida alguns cuidados são necessários:

- A porta deve abrir com facilidade e totalmente. Nada de portas emperradas ou com móveis atrás que impedem a abertura total.

- Ponha um sino de vento de metal atrás da porta. O sino atrai boas energias.

- A casa deve ter uma numeração de fácil identificação, do contrário a “sorte” não vai te achar.

3) O FOGO DA PROSPERIDADE

O fogão é considerado o caixa forte ou o cofre da casa. Quem come é porque tem saúde e trabalha, e quem trabalha, prospera. Seu elemento é o fogo. É nele que preparamos os alimentos que irão nos dar sustentação e energia no dia-a-dia. Anote alguns cuidados que vão bem com o fogão:

- Nada de lixo perto dele, é anti-prosperidade.

- Sempre limpo e impecável.

- Todas as bocas e o fogão funcionando bem.

4) MUITO VERDE NA CASA

Abuse no uso de plantas. Elas trazem boas energias. Coloque muitas flores amarelas e vermelhas, pois atraem prosperidade e abundância. Arranjo de girassol também é muito usado para chamar riqueza.

5) MESA DE JANTAR

A mesa de jantar da sala ou da cozinha é o local onde as pessoas se reúnem para as refeições e para conversar. O Feng Shui a considera um local também de prosperidade. Coloque sobre a mesa um belo arranjo de flores ou uma fruteira cheia de frutas. Se houver espaço, coloque na parede um espelho para refletir a mesa de jantar e dobrar a prosperidade.

6) CUIDADO COM ENTULHO E LIXO

Muito cuidado para não ficar acumulando e guardando objetos, pápeis, roupas e lembranças que não têm mais utilidade e uso. Estes "entulhos" provocam a energia estagnada, o que atrapalha a prosperidade da casa. Faça uma avaliação e limpeza geral. Abra espaço em sua casa e vida. Não esqueça de colocar o lixo para fora também.

7) LADRÃO DA ABUNDÂNCIA

Muito cuidado também com os banheiros, são ladrões de abundância. Mantenha sempre a porta do banheiro fechada e a tampa da privada baixa. Já irá ajudar bastante.

Fonte: www.mistico.com

Energias telúricas - dos celtas aos dias atuais

Os druidas, sacerdotes do antigo povo celta, já conheciam as linhas de energia telúrica que, modernamente, são identificadas pela radiestesia e trabalhadas na harmonização de ambientes, através da geobiologia e do feng shui. Rowena Arnehoy Seneween, especialista em cultura celta, nos conta um pouco desta civilização e depois traça cruzamentos com os dias atuais e as questões de atuação ambiental. Confira.

Envoltos numa aura de mistério e magia, os celtas despertam um grande fascínio sobre nós através de seus antigos símbolos perdidos no tempo, da arte e dos mitos, onde espirais e círculos sagrados vibram intensamente até os dias de hoje, com tamanha vivacidade, que nos chega a ser irreal.
Os antigos montes de Newgrange, Knowth, Dowth, Fourknocks, Loughcrew e Tara, na Irlanda, são maravilhosos exemplos de espirais celtas, conhecidos como "As Espirais da Vida", que representam de um modo geral o ciclo da vida, da morte e do renascimento. As primeiras referências que temos sobre os povos celtas encontram-se na literatura greco-romana, por volta de 500 a.C., considerados como sendo os introdutores da metalurgia do ferro na Europa, dando origem à Idade do Ferro, neste continente. Há indícios, também, de uma cultura pré-cética ao redor do Danúbio, no ano de 1000 a.C., chegando à Idade do Bronze por volta do ano 1500 a.C.
Os celtas eram compostos de várias tribos, sendo que cada uma tinha seu próprio chefe e, apesar de serem bem diferentes entre si, possuíam uma cultura em comum, uma raça guerreira, o parentesco das línguas, os costumes, a religião e, conseqüentemente, os sacerdotes. Os druidas eram os sacerdotes dessas tribos e o druidismo, por sua vez, um fenômeno exclusivamente celta, ou seja, o druidismo era a religião dos celtas. É quase impossível falar dos celtas sem falar dos druidas e vice-versa. Para os celtas, os fenômenos naturais eram forças sobrenaturais reconhecidas, na sua maioria, como divindades femininas na forma de Deusas Mãe e veneradas de alguma forma. Eles acreditavam que toda árvore, montanha, pedra ou fonte de água possuía um espírito próprio e, por isso, eram dignos de veneração.
A mulher na sociedade celta era vista como a imagem simbólica da soberania e fertilidade. Eram reconhecidamente guerreiras, mães, mulheres feéricas (fadas), rainhas e sacerdotisas.

“As heroínas femininas épicas apresentam múltiplas aparências, múltiplos rostos, múltiplos semblantes, geralmente três, tendo em consideração o número simbólico sagrado dos celtas, o qual tanto se apresenta com a forma de tríade como o triskel, a tripla espiral que, girando à volta de um ponto central, simboliza por excelência o universo em expansão.” (Jean Markale - A Grande Epopéia dos Celtas).

O triskel ou triskelion é considerado um antigo símbolo indo-europeu, palavra de origem grega, que literalmente significa "três pernas". Este símbolo nos lembra três pernas correndo ou três pontas curvadas, uma referência ao movimento da vida, do universo e aos três reinos celtas: a Terra, o Céu e o Mar.

Sacralidade da terra - A ligação entre o sagrado e o mundano é muito estreita, na visão druídica, chegando a ser quase impossível separar o profano do espiritual ou o divino dos aspectos comuns da sociedade.
Nossos pensamentos, palavras e ações é que tornam todo este processo sagrado. Alguns lugares com características especiais, como os montes, as rochas, as árvores, os lagos, as fontes e os rios também são considerados sagrados, constituindo o elo dessa ligação e representando, assim, uma passagem entre o mundo profano e o divino.
Essas passagens, consequentemente, irradiam uma vibração muito forte, conhecidas como correntes telúricas, que são correntes elétricas de baixa freqüência que e se movem através do subsolo ou do mar, irradiando energias formidáveis, conectando-nos às grandes forças cósmicas.
Uma vez estabelecido este contato, podemos observar um perfeito estado de harmonia e um equilíbrio muito grande em nosso interior, favorecendo as celebrações solares e a meditação. Portanto, toda natureza em si é considerada um princípio sagrado.

Correntes Telúricas - Os druidas transmitiam seus ensinamentos apenas de forma oral, então, tudo o que sabemos hoje sobre os druidas, fora o fato de que eles adoravam o carvalho e o visco, vem dos relatos de militares e historiadores greco-romanos e, posteriormente, na Idade Média, de monges e abades.

Na visão druídica, os gigantescos blocos de granito e construções megalíticas, incluindo Stonehenge, eram utilizados como captadores de correntes telúricas. Lembrando que os druidas não construíram Stonehenge (monumento megalítico situado em Salisbury - Inglaterra), eles apenas utilizaram os círculos de pedras, conhecidos como “cromlech”, para fins religiosos.

Atualmente, podemos usufruir dos benefícios das correntes telúricas positivas, de uma maneira prática, através da técnica conhecida como Radiestesia. Essa técnica não tem nenhuma ligação com os celtas, nem com os antigos druidas. A Radiestesia ficou mais conhecida na Europa a partir do início do século XX, apesar das suas referências históricas virem de tempos longínquos. Ela era usada principalmente para encontrar veios de água, poços artesianos e jazidas subterrâneas de minérios, utilizando-se de uma varinha de madeira em forma de forquilha.
Essa investigação também pode ser feita nos ambientes de casas ou escritórios, com o auxilio de um pêndulo, que irá captar as vibrações emitidas por um objeto e todo o seu campo de atuação. Para identificar se essas correntes telúricas estão fluindo de forma positiva ou não, coloque o pêndulo no local onde será medida a vibração e observe, se ele girar no sentido horário quer dizer que a energia está positiva. Se girar no sentido anti-horário quer dizer que a energia está negativa.
Caso ele se mantenha parado ou trêmulo significa que há falta de energia.
Para corrigir essas falhas energéticas, podemos contar com o auxilio de pedras ou cristais, como o quartzo branco, por exemplo, que serão colocados no local afetado. As pedras preciosas são canais de energia, que possuem centros vibratórios e, por serem sagradas, nos remetem novamente à espiritualidade dos druidas. Que assim seja!

Referências bibliográficas:

BOSTRÖM, Francisco - A sabedorias das Pedras - Ed.Best Seller, 1994.
GREEN, MIRANDA JANE ALDHOUSE - Exploring the World of the Druids - London: Thames and Hudson, 1997.
JUBAINVILLE, Henri-Marie D‘ Arbois.- Os Druidas. Os Deuses Celtas com Formas de
Animais - São Paulo: Ed. Madras, 2003.
MACCULLOCH, J.A. - A Religião dos Antigos Celtas - Edinburgh: T. & T. CLARK, 1911.
MARKALE, Jean - A Grande Epopéia dos Celtas - Ed. Ésquilo, 1994.
SIQUEIRA, Renato Guedes - Cinestesia do Saber. Radiestesia e Radiônica - Ed. Roka, 1996.

Rowena Arnehoy Seneween, nome com o qual escrevo e assino todos os artigos escritos por mim. Simplesmente, Valéria Gonçalves, formada em Educação Física pela Faculdade Fefisa de Santo André - São Paulo. Especialização em Condicionamento Físico, Biodança, Ikebana, Arte Aplicada à Cor, ao Movimento e a Dança. Intuitiva por natureza, seguidora do paganismo celta e idealizadora do site Templo de Avalon - Paganismo, lenda e mitos. Fáilte!
"Meu fim é o meu começo."
ITAPETININGA/SP

Feng Shui para carros, a extensão do lar

Feng Shui geralmente se preocupa com o conforto das pessoas em seus próprios lares. Agora está sendo recomendado para motoristas, para ajudar a diminuir o estresse e a agressividade no carro. Além de várias orientações sobre hábitos de decoração, organização e limpeza dos automóveis, também é possível aplicar sobre eles o conhecimento do Ba-guá – forma geométrica de oito lados, cada um representando um aspecto ou área da vida.
Além do carro em si, devemos ter especial cuidado quanto à garagem, que normalmente é um estuário de quinquilharias que não queremos dentro de casa.

A idéia de Feng Shui para carros, apresentada no Congresso Internacional de Feng Shui, foi da consultora americana dessa arte, Pan Kai Tolefson, que buscou uma solução para seu estresse diário no trânsito de Chicago. Utilizando princípios básicos do Feng Shui, Pan Kai descobriu que é possível não só criar uma atmosfera mais equilibrada e menos estressante dentro do veículo, mas também atrair felicidade para outras áreas da vida, como amor, trabalho, viagem etc.
Mas antes de focalizarmos o carro, vamos ver primeiro a questão da garagem. Normalmente ela serve de abrigo do carro em espaços às vezes reduzidíssimos, depósitos de quinquilharias (tudo o que é inservível na residência e que ninguém sabe qual o melhor destino), abrigo de bicicletas às vezes enferrujadas e sem uso, barcos e caiaques que raramente são utilizados e só ocupam lugar, restos de materiais de construção daquela obra que terminou há cinco anos atrás, etc. E, ainda para piorar todo este caos, geralmente existem aqueles vazamentos de tubulação ou infiltrações do terreno, fazendo o piso encharcado propiciar muitas vezes o surgimento de foco de lacraias e baratas, tornando aquele ambiente extremamente insalubre e vampirizador energético.

Orientações para a garagem:
· Mantenha em ordem sua garagem, dispondo as ferramentas e peças do seu carro em prateleiras. Descarte-se de tudo que não pertença a seu automóvel.
· As paredes e teto devem ser pintados na cor creme, pérola ou marfim, por ser um elemento "Terra" no Feng Shui (O carro pertence aos elementos "Metal" e "Fogo", altamente conflitantes; isto é, o "Fogo" destrói o "Metal", e para equilibrá-lo, devemos ter o elemento "Terra").
· Que sejam drenados todos os vazamentos de água para que não haja perigo de acidentes com o piso escorregadio. Providencia também uma boa iluminação.
· Que as portas funcionem sem rangidos e em bom estado de conservação (Para o Feng Shui, as portas devem funcionar perfeitamente para que a energia "Chi" flua trazendo a Prosperidade para os que residem no imóvel).
· Cuide também soleiras de portas quebradas. As rachaduras de paredes e pisos devem ser corrigidas com rapidez para não existirem ataques dos "Shars" ou flechas de forma.
· Se a porta de sua garagem for afastada da rua, crie um caminho sinuoso para que a energia "Chi" não se escoe com facilidade. Você não deve estacionar seu carro na frente da porta, isto evitará que energia positiva entre em sua casa.
· Procure colocar um Baguá espelhado e com trigramas do I Ching sobre a porta da garagem (parte externa), para que as energias vindas da rua com o seu carro, sejam filtradas antes de você entrar em sua casa.
· Se no teto da garagem existirem vigas aparentes, pinte pequenas setas com aproximadamente dois centímetros, e a cada vinte centímetros, em verniz incolor fosco em todas as quinas vivas; ou coloque um dispersor de cristal facetado pendurado no teto da garagem (centro).

Orientações quanto ao carro:
· Mantê-lo em bom estado de conservação mecânica e de lanternagem. O Feng Shui exige ordem e bom funcionamento para que as boas energias fluam.
· Você pode utilizar seus talismãs pendurados no espelho retrovisor do carro; porém, não exagere para a sua atenção não ser desviada.
· Uma boa dica do Feng Shui é a utilização de um dispersor de cristal facetado pendurado no espelho retrovisor. Sua função será a de dispersar os "Shars" ou Flechas de Forma vindas dos carros em sentido contrário ao seu.
· Você pode ter fotos de familiares no painel do seu carro, desde que sejam de pessoas vivas. O Feng Shui não recomenda fotos de falecidos expostas, por pertencerem a outro plano energético.
· Adotar um saco de lixo pendurado no encosto do banco dianteiro será muito bom. Você estará contribuindo com a limpeza das ruas, evitará acidentes a outrem não arremessando latas ou vidros através das janelas de seu veículo, além de estar agindo corretamente dentro dos princípios do Feng Shui.
· Em geral, porta-luvas e porta-malas são recintos desorganizados. Se os seus estão uma bagunça, organize-os o quanto antes. A desorganização, segundo o Feng Shui, afeta o humor e, consequentemente, o desempenho.
· Não possua TV fixada no painel do seu carro. Além de ser proibido pelo Departamento de Trânsito, sua atenção será desviada, e a TV muito próxima pode bombardear você com ondas eletromagnéticas.
· Cuidado com o som estridente no interior de seu veículo. Um som dosado trará harmonia; e não tensão.
· Você pode colocar pequenos brinquedos junto ao vidro traseiro desde que não tire sua visibilidade através do espelho retrovisor. Para o Feng Shui isto não traz problema.
· A cor do carro reflete ou interfere na personalidade do dono. Motoristas com carros vermelhos tendem a dirigir agressivamente porque é uma cor viva e entusiasmada. Pessoas de idade preferem azul, marrom e cinza, que são mais calmas e relaxantes para o humor do motorista. Motoristas com carros amarelos são amigáveis, os com carro branco são cuidadosos porque a cor mostra que eles querem ser vistos, enquanto donos de carros pretos tendem a ser formais e corretos .

Alinhamento do Ba-guá
Para Feng Shui no carro, também podemos levar em conta o Ba-guá – forma geométrica de oito lados, cada um representando um aspecto ou área da vida. Como em nossas casas, o alinhamento se dá a partir da porta de entrada – no caso, a porta do motorista.

· O primeiro setor nesta porta, portanto, é o do trabalho. Recomenda-se usar ícones referentes à profissão do motorista no porta-objetos da parte interna da porta ou no console central. Cartões de visitas e moedas também atraem abundâ ncia.
· Em seqüência, os demais setores são: Amigos na roda traseira, atrás do motorista; Criatividade na traseira, na região do porta-malas; Relacionamentos no vidro traseiro; Sucesso no teto (capota); Prosperidade no vidro dianteiro; Família na dianteira; e Saúde na região central.
· Além do vidro dianteiro, também trabalha-se a energia de proteção e prosperidade no retrovisor, em frente ao banco do passageiro. Para evitar mau olhado e energias negativas, escolha um penduricalho em forma de Ba-guá ou de carranca.
· Para atrair prosperidade, coloque um objeto no banco do passageiro que tenha a ver com sua profissão ou trabalho que gostaria de exercer. Caso você não queira ser discreto, uma boa idéia é utilizar o penduricalho com moedas preso no vidro por ventosa.
· A janela do passageiro atrás do motorista também é um bom local para melhorar a energia do trabalho e da proteção. Se você quiser mudar de emprego, coloque algum adesivo que represente sua profissão.
· Neste ponto também se recomenda uso de adesivos com imagens de santos, frases espirituais, preces ou qualquer eixo que faça sentido para você. Quem tem adesivos como esses colados em outras partes do carro pode continuar a utilizá-lo.
· Onde o amor fica nesta história toda? No banco de trás, na diagonal oposta ao motorista. Ali, você pode optar por uma almofada de coração sobre o banco, adesivo com ideograma japonês ou qualquer outra imagem que represente amor para você.

O toque final é dado pelo aromatizador de ambientes. Ao escolher a fragrância, informe-se sobre aquela que melhor atenda sua necessidade. Há as que acalmam, outras dão energia. Pode-se optar também por florais que trabalham a tolerância, a coragem, a simpatia, etc. Se você quer um ambiente mais sensual, aposte nos aromas de cravo, canela, lang-lang ou cheiro-de-rosas.

Fontes: Tranquil Spaces | WebMotors | Bemzen

Dicas para trabalhar os ambientes de entrada


Se a sua família entra em casa pela porta da cozinha, provavelmente seus amores serão mais fofinhos do que você esperava, pois há uma mensagem subliminar ao entrar pela cozinha dizendo “to com fome!” e o pessoal vai direto pra geladeira. Num sentido parecido, deixar contas a pagar perto da porta de entrada já dá um desânimo ao chegar em casa pois o peso da responsabilidade age com o seu massacrante “boas-vindas”.
Nossa casa é um ente vivo ond
e há várias mensagens discretas e quase invisíveis impregnando o seu inconsciente, você não vê mas capta. É um diálogo silencioso intenso e variado, todo santo dia.
Gisele Cury, experiente especialista em harmonização de ambientes, nos mostra um interessante mapa dessas mensagens no que se refere aos segmentos de entrada de nossa casa. Acompanhe.

A nossa casa é um reflexo do nosso interior, cada ambiente tem uma representatividade importante, moramos em um local onde interagirmos - e não somente acampamos. Como você já deve ter ouvido falar, não é bom acumular muita coisa, objetos quebrados, roupas que não se usa mais, revistas, etc. Por que isso? Costumo sempre dizer a meus clientes que a técnica do Feng Shui tem mais efeito quando entendemos o que estamos fazendo e pra quê.

Pois bem. Os acúmulos são como energias que podem estagnar, não fluírem, e então alguma área de nossa vida começa a não andar e não entendemos porquê. Lógico que fabricamos isso, inconscientemente juntamos mais entulho em um lugar da casa... e, sabendo como funciona e o que representa, caem as fichas de como lidamos em nossa vida, qual o bloqueio que temos e em que área.

Quero aqui deixar algumas dicas valiosas de alguns ambientes da casa. Se você quiser se envolver, garanto que terá ótimos resultados.

Porta principal

Primeiro, então, é importante fazer a limpeza, tirar o que não se usa, o que está parado há mais de dois anos, vale armários, roupas, utensílios, aparelhos eletrônicos quebrados e parados, etc. Depois, você pode fazer uma limpeza energética, passando algum óleo, incenso, ervas nos cantos da casa, tipo um chá que você prepara e depois borrifa, passa com pano, como achar melhor...

Pronto! Agora vamos falar da entrada da nossa casa... Como é importante a qualidade de energia que entra no lar! A vibração de cada pessoa que passa pela porta principal...

É fundamental que esta porta esteja em ótimo estado, batentes inteiros (não apodrecidos), maçaneta bonita... Porta que não abra a pelo menos 90º, ou que tenha algum objeto emperrando, não é bom: ela deve abrir a 180º pois qualquer problema na nossa porta principal atrapalha o fluxo de energia Chi (Vital) que entra em toda casa.

Caso algum desses fatores esteja acontecendo, é importantíssimo arrumar, pintar, deixar em ótimo estado, para beneficiar seu lar. A primeira imagem que temos ao entrar também é muito importante, devemos ter mensagens subliminares de seja bem-vindo, como é bom chegar em casa... E como podemos fazer isso? Através dos objetos, flores, quadros que nos agradam, um símbolo de espiritualidade, enfim... o que possa agradar toda família.

Acessos

Dentro da técnica do Feng Shui, devemos entrar sempre pela porta principal da casa, mas aqui no Brasil muitas vezes temos o hábito de entrar pela cozinha... Aí pergunto a você: qual a primeira lembrança inconsciente ou não que se tem ao entrar pela cozinha? “Tô com fome, preciso e quero comer!”... Podemos, então, ter uma família mais gordinha do que gostaríamos.

Entrar pela lavanderia, lembra quanto de serviço nos espera. Por falar em lavanderia, sapatos preferencialmente devem ser colocados nela.

Bem, digamos que você deixa seu carro na garagem e o acesso da sua casa fica inviável pela porta da sala: então, adote o costume de pelo menos uma ou duas vezes por semana entrar pela sala, já ajuda a levar com você a melhor energia.

Na entrada, é recomendável termos um tapetinho anterior à porta para limparmos os pés, inconscientemente estamos deixando as impurezas - os problemas - para fora de nossa casa. Muita gente me pergunta como deve ser esse tapetinho, bom que seja de fibras naturais em formato arredondado, a porta principal deve ser tratada como um portal que divide dois mundos, o Externo e o templo sagrado que é nossa Casa.

Detalhe importante: não usar sapatos dentro de casa muda completamente a energia do ambiente, eu como consultora sinto nitidamente a diferença: não consigo usar sapato em uma casa; onde as pessoas tiram para entrar, mesmo sem saber disso, começo a sentir o peso a sujeira que meu sapato está trazendo para o ambiente.

No Oriente, eles tiram por higiene, pois se usa muito sentar no chão, mas não só por isso, lá se tem mais noção da energia encontrada nas ruas, a sujeira energética e não querem contaminar seus lares - deveríamos aprender isso com eles.

Sala de estar

Entrando, como deve ser nossa sala de estar? Primeiro, quero dizer que ela representa nosso lado social, como interagimos com as pessoas, dê uma olhadinha, como está sua sala, super arrumada como uma vitrine de loja de decoração? Sempre lembro de uma aula com Marta Povo, uma mestre que tive na Espanha, que sempre dizia que o Brasil é o único país que tem o hábito de não usar a sala de estar: ela está sempre arrumadinha mas o resto da casa... aí, podemos dizer então que temos o hábito de socialmente querermos parecer impecáveis, e internamente estamos em uma bagunça.

Encontro muito isso, mas também salas totalmente desarrumadas, ou cheias demais com móveis bloqueando o fluxo da entrada, como sofás de costas para a porta, detalhes vistos dentro da técnica como fatores bloqueantes na prosperidade, saúde e etc. da família - atenção se esse for seu caso!!

Sofás devem estar em posição de controle, ou seja, ver quem entra quando se está sentado é importante para a confiança da família, e devemos transitar pelos móveis com facilidade, sem esbarrar e se apertar para passar. Menos é mais aqui, propriamente dito.

Cores alegres, iluminação farta, na sala devemos ter um movimento mais Yang, com mais alegria, movimento, para que as pessoas da casa conversem... Imagine a luz somente em um abajur, ambiente escuro dá sono, quero ver alguém conversar ali...

Tevê na sala, muito bom, lógico que com atenção ao tipo de programação, sons, etc. Barzinho: existe uma ressalva, se alguém abusa de bebida na casa, não devemos deixar exposto, principalmente próximo à entrada, pois acho que você já entendeu que guardamos mensagens quando vemos algo ao entrar.

Evite deixar também contas para pagar perto da porta de entrada; convenhamos, não teremos o melhor dos ânimos com tanta responsabilidade!

Plantas são sempre bem-vindas para atrair um bom fluxo energético, atenção às que têm folhagens voltadas para cima. Evite samambaias, que podem deixar o ambiente relaxado demais, elas vão muito bem fora, na entrada, têm um efeito de cachoeira, limpam nossa energia.

Quadros, por sua vez, são como filtros, devem ter imagens que nos agradem, tragam alegria, bons pensamentos e lembranças de bons momentos.

Sala de jantar

Normalmente, próxima à sala de estar encontramos a sala de jantar... Quero dar umas dicas de como complementar esta energia.

Comida dentro da técnica do Feng Shui tem a ver com prosperidade, você deve estar se perguntando: por quê? Os chineses acreditam que “se como bem... tenho saúde... e se tenho saúde, trabalho e prospero”.

Cores de alimentos em uma parede da sala são sempre bem-vindas, como amarelo, verde, vermelho, amarelo, todas estas cores encontramos na natureza mas evite azul, não existe alimento nessa cor. Espelhos são também muito bem-vindos nesta sala, refletem os pratos, travessas ampliando a prosperidade.

Acompanhe AQUI as dicas de Gisele Curi sobre o quarto do casal, também no ABSOLUTA/Casa.

Gisele Cury
Numeróloga, consultora de Feng Shui, radiestesista, terapeuta floral
Terapia pessoal e empresarial
Autora do livro
“Feng Shui para uma melhor qualidade de vida”
www.giselecury.com.br
giselecury@superig.com.br
SÃO PAULO/SP

Casas energeticamente saudáveis

Nossas casas são nossos ninhos, são espelhos vibracionais do que estamos emitindo em nossa energia pessoal. Mas cada ambiente tem seu potencial energético que precisa ser trabalhado com muita consciência. Começando até pelo próprio terreno onde um prédio será construído, passando por ângulos, portas, jardins, detalhes de decoração, tudo contribui para a soma vibracional que habita os lares. Veja como trabalhar para que nossas casas se tornem energeticamente saudáveis.


O mercado da construção civil atualmente está em alta, com investidores focados na aplicação de recursos para obtenção dos rendimentos atrativos que esse setor oferece. Mas até que ponto essas casas oferecem algo a mais, além do preço e da boa localização? Na maioria das vezes, elas são feitas em série visando apenas o lucro, sem levar em consideração as pessoas que futuramente habitarão estas residências. Falta uma interpretação mais profunda de como se aproveitar ao máximo o potencial energético que o local oferece, assim como as melhores direções para se construir e as posições mais auspiciosas das portas e janelas.
Em nossas construções, utilizamos duas técnicas milenares que nos auxiliam neste estudo, a Radiestesia e o Feng Shui - que, associadas à construção civil, nos beneficiam com o resultado de casas energeticamente equilibradas e saudáveis.

Radiestesia – Antiga prática, surgiu com o uso da forquilha na busca por poços de água e jazidas subterrâneas. É também o meio pelo qual obtemos informações do subconsciente, captadas pela ativação do inconsciente do pêndulo, ou seja, percepção das radiações ou vibrações emitidas por um objeto e o seu campo de atuação.
Inicialmente, ao se adquirir um terreno, evite áreas próximas a redes de alta tensão ou usinas elétricas, correntes de água subterrânea e condutores de água contaminada que cruzam o terreno abaixo da construção, conhecidas pelos antigos como “cauda ou veia do dragão”, local onde há concentração de energia negativa no subsolo.
Ao desenvolver um projeto, a porta de entrada jamais deverá estar direcionada para o Sul e nem defronte a um poste elétrico, árvore ou montanha. As melhores posições para porta de entrada e das janelas são aquelas voltadas entre as direções dos pontos cardeais Norte e Leste.

Para identificar se a energia interna da construção está fluindo de forma positiva ou não, faça uma consulta mental com um pêndulo e estabeleça um diálogo interno com seu inconsciente, definindo as seguintes regras:
:: Giro positivo ou horário do pêndulo para resposta "sim".
:: Giro negativo ou anti-horário para resposta "não".
Para aplicar as devidas correções de energia, utilizamos uma das antigas técnicas chinesas do Feng Shui, conhecida como a Escola das Formas. Os melhores formatos de terreno para se construir são os circulares, os quadrados e os retangulares, pois representam a perfeição e o equilíbrio em expansão.

Feng Shui - O termo, literalmente, significa vento e água, o equilíbrio entre o céu e a terra. Esta técnica se refere à ação do vento e da água; Feng significa respirar e Shui significa fluir. A energia vital ou chi é o curso suave dos ventos, essencial à saúde do corpo assim como da construção. A água que flui límpida e desimpedida representa a prosperidade.

A casa, vista externamente e de frente, deve transmitir amplitude, largueza e beleza. Recomenda-se colocar árvores pequenas, arbustos ou folhagens nos quatro lados da edificação, a fim de produzir um conjunto harmônico, além de um fluxo respiratório mais saudável. Os corredores devem ser largos e bem arejados.

Na parte interna da casa, as portas são elementos captadores do ar externo, responsáveis pelo fluxo vital, a manutenção e a renovação das energias internas. O excesso de vento dentro de uma residência gera desarmonia e confusão. A porta de entrada é a mais importante; além de bonita e bem definida na construção, ela nunca deverá estar alinhada a outra porta ou janela, pois prejudicará o fluxo positivo dos ventos. A abertura da porta deve ser máxima, sem nenhum elemento que a impeça de abrir.
As janelas completam a circulação de energia das portas, fluindo naturalmente como as asas abertas de um pássaro, finalizando, assim, o conjunto harmonioso na construção. A perfeita combinação das formas e a integração dos ambientes são algumas dicas essenciais para a produção de elementos energéticos favoráveis à vida dos futuros moradores.


Foto-topo: Eliana Lúcio

Objetos potencializam ou absorvem a influência do local

Nem sempre é possível arrumar os móveis dentro de casa seguindo estritamente as orientações da harmonização ambiental. Por exemplo, sua escrivaninha deveria ficar no setor da Prosperidade, mas essa área é onde fica justamente a porta de entrada. Impraticável!
É possível, então, ainda se beneficiar da influência da Prosperidade mesmo quando a mesa não ficar no local
adequado exato?
Felizmente, para isso existem os objetos do Feng Shui. Eles possuem a propriedade de potencializar ou de absorver a influência do local.
Confira algumas orientações básicas a respeito deles.

:: Objetos brilhantes que produzem luzes, brilhos ou reflexos como lâmpada, lustre, abajur, espelho, janela, etc. Um abajur colocado numa área de sucesso irá emitir energia luminosa impregnada de influência de sucesso.
:: Seres vivos, como plantas e animais. Vaso com folhagens, aquário, cachorro e gatos são fortes colaboradores na harmonização. Os animais conseguem sentir as energias. Um gato, por exemplo, fica rondando na sala até encontrar o local com a energia adequada com aquilo que ele está sentindo naquele momento. Um vaso somente com folhagens e sem flores vai absorver a energia. Então, é ideal para locais de má influência.
:: Objetos que produzem sons agradáveis e aleatórios. Sinos de vento, móbiles, rádio, som da TV, etc. O som é mais penetrante que a luz. A luz não vira esquina mas o som penetra pelo corredor e vai até o quarto.
:: Objetos que dão a impressão de solidez e estabilidade. Estátuas de pedra, mesa de pedra ou de madeira maciça. Uma mesa de madeira é melhor do que uma mesa de plástico.
:: Os locais da sala e dos quartos que simbolizam prosperidade, saúde e outras coisas boas nunca podem ficar sem nada ou no escuro. Coloque um objeto "vivo" e, se possível, jogue um foco de luz. Faça com que aquele canto fique bem vivo e passe a irradiar saúde, longevidade, prosperidade e bons negócios para a casa toda.
:: As portas devem ser de material sólido e pesado. Portas leves, de plástico e portas transparentes, de vidro, não isolam adequadamente.
:: Você pode "quebrar" um corredor comprido colocando uma planta no meio dele. Pode também pintar uma parte do corredor com outra cor ou colocar lâmpadas de cor diferente. Colocar um monte de quadros ou uma passadeira diferente numa parte do corredor também conseguem "quebrar" o visual.
:: De todos os aposentos de uma casa, o mais importante é o quarto de dormir. É lá que passamos cerca de 1/3 da nossa vida. O formato ideal de quarto é o redondo, pois não tem nenhuma dimensão predominando nem cantos vivos. Mas nem sempre isso é possível. Evite quartos em "L" ou muito compridos.
:: É bom que a casa tenha três pias. Uma para lavar as coisas sujas que vêm de fora, como verduras, frutas, garrafas de bebida, etc. Até chegar à sua casa, o pé de alface já passou por muitas mãos. A garrafa de refrigerante ficou estocada durante meses no chão do supermercado no meio de baratas e ratos. Essa pia vai lavar a sujeira de fora, o local ideal é na lavanderia. A sujeira vai ficar na pia e não será levada para dentro de casa.
A outra pia é para cozinhar. Os pratos que preparamos no fogão levam água. Cuidado: a água que vamos consumir deve ser pura e limpa.
A terceira pia é para lavar os pratos onde nós mesmos fizemos a sujeira. Ao terminar uma refeição, o seu prato está repleto de restos, coisas que você mesmo descartou, casca de frutas, sementes, etc. que você depositou no prato.
:: Quando esfrega com força os pratos e as panelas, você está descarregando muita energia YIN e quando você coloca o prato de baixo da torneira e vê toda aquela sujeira sendo levada embora isso é muito YANG.
:: Procure não montar a salada na mesma pia onde a verdura foi lavada. A pia é o ralo onde jogamos fora o que há de ruim. A pia é muito YIN.
:: Espelhos são recomendados para a Sala de Refeições, a Copa e Jantar pois potencializam as energias dos alimentos. Não são adeuqados para quarto de dormir.
Fonte: Feng Shui Brasil

Plantas: excelentes colaboradoras na harmonização

A aplicação de vegetação - plantas, flores ou árvores - é uma das melhores maneiras de equilibrar um ambiente. É possível enchê-lo de bons fluidos sem gastar muito. Ative todos os setores com as plantas, como indica o guia a seguir. Mais adiante, dicas de plantas para interiores conforme sua sensibilidade à luminosidade.

Cada tipo de planta tem aumentado seu poder de influência no ambiente conforme o setor em que for ficar. Flores vermelhas, por exemplo, devem ser colocadas na área que rege as perspectivas profissionais, para exercer vitalidade e capacidade de atuação. Quanto a árvores, na frente da casa devem ser mais baixas do que o telhado, enquanto as mais altas ficam atrás da construção. Heras podem cobrir muros, mas não paredes externas da casa; trepadeiras enroladas nas colunas quadradas suavizam ângulos retos.
Ative cada setor do Ba-guá com as plantas adequadas:
Perspectivas profissionais
Abuse das flores vermelhas. Azaléia traz moderação; Jasmim, segurança; Brinco de Princesa, coragem. E mais: Comigo Ninguém Pode, confiança; e Manjericão na entrada, prosperidade.

Educação
Claridade é essencial. Plantas como Hortelã e Clematite; árvores frutíferas ou plantas de vida longa; se for um jardim grande, plantar um Carvalho.

Família e Saúde
Bambu, Pêra e Pinha atraem boa sorte e longevidade. Limoeiro, unidade e vitalidade; Camomila, paz; Eucalipto, renovação física; Narciso, rejuvenescimento. Em um jardim externo, utilize pedras e vegetação de várias alturas para simbolizar a família: Jacarandá para o pai; Flamboyant para a mãe; e arbustos menores para os filhos.

Prosperidade
Flores púrpura, vermelha ou magenta; Hera da Fortuna, Trevo, Girassol, Lírio Amarelo. No jardim, colocar plantas de crescimento rápido e vertical, como trepadeiras. Folhas arredondadas, que lembram moedas, como Begônias. Lugar apropriado para colocar um banco de jardim metálico. Esta área deve estar sempre limpa de ervas daninhas.

Reconhecimento e fama
Vermelho e amarelo. Folhas triangulares de Bromélias, Violetas, Rosas vermelhas. Plantas e flores de caules compridos, de folhagens exuberantes, simbolizando ascensão social.

Relacionamentos
Jasmim, Madressilva, Gardênia, Azaléias, Lírio, Amor Perfeito, Antúrios, Crisântemos, cercas vivas de Hibiscos. Flores cor de rosa para o coração e vermelhas para fortalecer as paixões; perfumadas para o envolvimento. O banco de jardim deve acomodar duas pessoas.

Criatividade
Pinha, Alecrim, Eucalipto, Manjericão e Romã simbolizam crescimento e perseverança. Usar plantas com flores coloridas e grandes. Flores amarelas estimulam a criatividade. Um gramado para brincadeiras também é uma boa opção.

Amigos
Flores brancas e árvores medicinais como o Eucalipto. Também: Arruda, Espada de São Jorge, Comigo Ninguém Pode e Primavera.
Plantas para Interiores
Mesmo num pequeno apartamento ou num cantinho do escritório, é possível, de maneira simples e sem maiores despesas, cultivar suas plantas prefridas. E o que é melhor: com conhecimento e consciência. Tudo o que você precisa fazer é escolher as plantas que se adaptem às condições que o local tem a oferecer.
Lembre-se que elas terão de suportar um nível de luminosidade inferior ao que recebem no ambiente natural, além de contarem com menos umidade e terem espaço reduzido para suas raízes (cultivadas geralmente em vasos e jardineiras).
A irrigação segue a mesma regra das plantas que estão ao ar livre. As regas não deverão ser mais espaçadas do que requer cada espécie, nem mais abundantes do que ela necessita – o que gera apodrecimento das raízes. É aí que temos que tomar um cuidado muito importante com relação à drenagem dos vasos e jardineiras, utilizando argila expandida ou cacos de cerâmica no fundo dos recipientes, antes da colocação da terra, evitando assim o acúmulo de água nas raízes.
Podemos fazer uma classificação simplificada das espécies, de acordo com o nível de luminosidade. Se o vaso ou jardineira estiver próximo à janela, pode ser classificado como ensolarado (se estiver na face norte), meia-sombra (nas faces leste ou oeste) ou sombreado (na face sul).
PLANTAS DE PLENO SOL - necessitam de quatro horas diárias de sol direto:
-Ixora (Ixora ssp);
-Buxinho (Buxus sempervirens);
-Azaléia (Rhododrendon spp);
-Onze-Horas (Portulaca ssp);
-Gerânio (Perlagonium ssp), entre outras, estes são apenas alguns exemplos, pois a lista é extensa.

PLANTAS DE MEIA-SOMBRA - não recebem sol direto em nenhuma parte do dia, no entanto, precisam de pelo menos quatro horas diárias de luz indireta:
-Violeta-Africana (Saint-paulia ionantha);
-Antúrios (Anthurium andreanum);
-Peixinho (Nemanthus spp);
-Lírio-da-Paz (Spathiphyllum wallisi);
-Cheflera (Schefflera arborícola);
-Begônia (Begônia ssp), dentre outras.

PLANTAS DE SOMBRA - recebem apenas luz difusa, entre quatro e seis horas por dia, sem sol ou claridade direta:
-Jibóia (Epipremnum pinnatum);
-Palmeira-Ráfis (Rhapis excelsa);
-Singônio (Singonium angustatum);
-Café-de-Salão (Aglaonema ssp);
-Maranta (Calathea spp);
Fonte: Paisagismo Brasil
 
Série Temática Edição Absoluta/Casa. Coordenação e Design: RICARDO MARTINS.